Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Lesões por Acidentes de Trânsito e uso de medidas de segurança por imigrantes latinoamericanos residentes em Sevilha
Autores:  José Rafael González-López
María de los Ángeles Rodríguez-Gázquez
María de las Mercedes Lomas-Campos
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-08-09
Aceite para publicação:  2014-09-26
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIV14044
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: As Lesões por Acidentes de Trânsito (LAT) são a principal causa de morte entre os jovens a nível mundial. O risco destas lesões e o uso de medidas de segurança em jovens imigrantes
que vivem em Sevilla não são conhecidos.

Objetivos: Estimar a prevalência mensal auto-relatada de LAT e o uso de medidas de segurança em imigrantes latino-americanos, com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, residentes na cidade de Sevilla (Espanha) em 2011.

Metodologia: Estudo descritivo-transversal, com uma amostra representativa constituída por 190 imigrantes.

Resultados: Os resultados demonstram que: (1) 3,7% sofreram LAT, sendo que o risco é maior nos homens, com idade superior a 35 anos, desempregados ou estudantes, com formação pelo menos ao nível do ensino secundário; (2) 3,5% conduziram um motociclo, automóvel ou bicicleta depois de ingerirem álcool ou consumirem outras drogas; (3) a maioria usou cinto de segurança (91,8% em automóveis) e
capacete (77,8% em motociclos).

Conclusão: Os imigrantes latino-americanos residentes em Sevilla têm um risco considerável de sofrer LAT, pelo que se recomendam intervenções de Enfermagem na área da educação para a prevenção deste tipo de lesões.

Palavras-chave
consumo de bebidas alcoólicas; usuários de drogas; acidentes de trânsito; ferimentos e lesões; prevenção de acidentes; cuidados de Enfermagem.
Aravena, O. W., Aróstica, L. F., & Aguirre, N. D. (2012). Perfil de riesgo para accidente automovilístico en jóvenes
universitarios. Revista Chilena de Estudiantes de Medicina, 6(1), 37-44. Recuperado de
http://www.acemuchile.cl/revista/index.php/secciones/trabajos-originales/item/9-
perfil-de-riesgo-para-accidente-automovilístico-en-jóvenesuniversitarios

Centro para el Estudio y la Prevención de la Violencia (CEPV). (2011). Informes criminológicos en la delincuencia contra la seguridad vial. Recuperado de http://www.crimina.es/documentos/documentos/00209/Proyecto_GrADeT.pdf

Chakravarthy, B., Anderson, C. L., Ludlow, J., Lotfipour, S., & Vaca, F. E. (2010). The relationship of pedestrian Injuries to socioeconomic characteristics in a large Southern California County. Traffic Injury Prevention, 11(5), 508-513. Recuperado de http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15389588.2010.497546

Chandran, A., Sousa, T. R., Guo, Y., Bishai, D., & Pechansky, F. (2012). Road traffic deaths in Brazil: Rising trends in pedestrian and motorcycle occupant deaths. Traffic Injury Prevention, 13(Suppl 1), 11-16. Recuperado de http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15389588.2011.633289

Drummer, O. H., Gerostamoulos, J., Batziris, H., Chu, M., Caplehorn, J., Robertson, M. D., & Swann, P. (2004). The
involvement of drugs in drivers of motor vehicles killed in Australian road traffic crashes. Accident Analysis &
Prevention, 36(2), 239-248. Recuperado de http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457502001537

Escuela Andaluza de Salud Pública (EASP), Servicio Andaluz de Salud, Consejería de Salud y Bienestar Social.
(2012). Resultados y calidad del sistema sanitario público de Andalucía. Recuperado de
http://www.calidadsaludandalucia.es/es/index.html

European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA). (2008). Drug use, impaired driving and traffic accidents. Recuperado de http://www.drugsandalcohol.ie/11626/1/EMCDDA_Insights_8.pdf

González-López, J. R., Lomas- Campos, M. M., García-Fernández, J., Pascualvaca-Armario, J., Guardado-González, M. J., Muñoz-Guardado, B., & Lagares-Vallejo, E. (2010). Conductas de salud en inmigrantes latinoamericanos adultos del Distrito Macarena de Sevilla (España). Investigación y Educación en Enfermería, 28(3), 384-395. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/
viewArticle/7606/7541

Koziol-McLain J., Brand D., Morgan D., Leff M., & Lowenstein S. R. (2000). Measuring injury risk factors: Question
reliability in a statewide sample. Injury Prevention, 6(2), 148-150. Recuperado de http://injuryprevention.bmj.com/content/6/2/148.short

National Center for Statistics and Analysis (NHTSA’s). (2009). Traffic safety facts 2006: Race and ethnicity. Recuperado de http://www-nrd.nhtsa.dot.gov/pubs/810995.pdf

Peiró-Pérez, R., Seguí-Gómez, M., Pérez-González, C., Miralles-Espí, M., López-Maside, A., & Benavides, F. G. (2006). Road traffic, leisure, domestic and workplace injuries. A description of the situation in Spain. Gaceta Sanitaria, 20(Suppl 1), 32-40. Recuperado de http://www.sciencedirect.com/science/
article/pii/S0213911106715643

Peng, Y., Chen, Y ., Yang, J., Otte, D., & Willinger, R. (2012). A study of pedestrian and bicyclist exposure to head injury in passenger car collisions based on accident data and simulations. Safety Science, 50(9), 1749-1759. Recuperado de http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0925753512000689

Sehat, M., Holakouie, K., Asadi-Lari, M., Abbas, A., & Malek-Afzali, A. (2009). Socioeconomic status and incidence of traffic accidents in Metropolitan Tehran: A population-based study. International Journal of Preventive Medicine, 3(3), 181-190. Recuperado de http://www.ijpm.mui.ac.ir/index.php/
ijpm/article/view/284/403

Sethi, D., Racioppi, F., Baumgarten, I., & Bertollini, R. (2006). Reducing inequalities from injuries in Europe. Lancet,368(9554), 2243-2250. Recuperado de http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(06)68895-8/abstract

Spanish Statistical Office (SSO). (2002). Spanish National Health Survey 2001. Recuperado de http://www.msssi.gob.es/estadisticas/microdatos.do

Spanish Statistical Office (SSO). (2012). Municipal register at 1st January 2012. Recuperado de http://www.ine.es/jaxi/menu.do?type=pcaxis&path=/t20/e245/&file=inebase&L=1

Whitlock, G., Norton, R., Clark, T., Jackson, R., & MacMahon, S. (2004). Motor vehicle driver injury and marital status, a cohort study with prospective and retrospective driver injuries. Journal of Prevention, 10(1), 33-36. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1756540/pdf/v010p00033.pdf

Wong, P., Gutiérrez, C., & Romaní, F. (2010). Self-reporting of road traffic accidents in a national survey of urban population in Peru. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, 27(2), 170-178. Recuperado de http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-46342010000200003

World Health Organization ( WHO). (2009). Global status report on road safety: Time for action. Recuperado de http://www.un.org/ar/roadsafety/pdf/roadsafetyreport.pdf

World Health Organization ( WHO). (2012). Road traffic injuries. Recuperado de http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs358/en/index.html

Texto integral
Total: 0 registo(s)
11 Rev. Enf. Ref. RIV14044 english.pdf
11Rev. Enf. Ref. RIV14044 Portuguese.pdf


[ Detalhes da edição ]