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Título:  Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa
Autores:  Tânia Sofia Pascoal dos Santos
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-01-08
Aceite para publicação:  2014-06-11
Secção:  Artigo de Revisão
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIV14001
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Resumo
Contexto: É na idade escolar que há um crescente sentimento de independência e da capacidade de seguir regras e de absorver informação. Tendo em conta estas capacidades, o enfermeiro deve ser responsável por diminuir a ansiedade da criança.

Objetivos: Descrever as intervenções de Enfermagem que reduzem a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar.

Metodologia: Revisão integrativa (2008-2013). Pesquisa efetuada nas plataformas de pesquisa B-ON (Biblioteca do Conhecimento Online), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Centro de Documentação da Universidade Católica Portuguesa e Google Académico, com recurso a palavras-chave e a operadores booleanos. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e quatro artigos foram considerados relevantes.

Resultados: Na análise foi considerada a tipologia dos estudos. A realização de programas pré-operatórios estruturados e adaptados à criança permitem diminuir a ansiedade, tornando mais eficaz a aceitação dos cuidados e a recuperação pós-operatória.

Conclusão: O suporte parental e a qualidade da pré-admissão são essenciais para ajudar as crianças e os pais a encontrar estratégias para minimizar a ansiedade na fase pré-operatória.

Palavras-chave
criança; pediatria; cuidados pré-operatórios; cirurgia; papel do profissional de Enfermagem; Enfermagem.
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