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Título:  Competências parentais: construção de um instrumento de avaliação
Autores:  Alexandrina Cardoso*; Abel Paiva e Silva**; Heimar Marín***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-01-21
Aceite para publicação:  2014-10-10
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2015
DOI:  http://dx.doi.org/10.12707/RIV14012
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Resumo
Enquadramento: A avaliação das competências parentais é essencial para a definição das terapêuticas de Enfermagem promotoras da transição para a parentalidade.
Objetivos: Construir um instrumento orientador da avaliação das competências parentais, desde a gravidez até ao sexto mês de idade e analisar utilidade clínica e propriedades psicométricas.
Metodologia: Na primeira fase, identificaram-se as necessidades de aprendizagem, através de entrevistas a 51 mães e pais e uma revisão da literatura e, concebeu-se o modelo do instrumento. Na segunda fase analisaram-se as características clínicas e as propriedades psicométricas do instrumento, com recurso a 630 mães e a 214 pais.
Resultados: O Instrumento de Avaliação das Competências Parentais englobou 17 competências parentais e 193 indicadores. Na análise da consistência interna, observou-se KR20=0,94 na versão materna e KR20=0,87 na versão paterna. Na análise das subescalas dos conhecimentos e das habilidades das mães e dos pais foram observados níveis significativos de consistência interna (α=0,86 e α=0,66; α=0,89 e α=0,76, respetivamente)
Conclusão: O instrumento revelou ter utilidade clínica e fiabilidade para avaliar as competências parentais.

Palavras-chave
competências parentais; conhecimentos; habilidades; avaliação clínica; adaptação à parentalidade; parentalidade.
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