Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Enquadramento: A avaliação da literacia em saúde mental é um aspeto fundamental para a concepção e implementação de programas de educação e sensibilização para a saúde mental, especificamente no contexto escolar, dado a elevada prevalência de perturbações mentais em adolescentes e jovens e a necessidade de intervenções ajustadas aos contextos e públicos-alvo. Objectivos: Apresentar a avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental (QuALiSMental). Metodologia: Estudo realizado com a aplicação do questionário a uma amostra aleatória e representativa de 4.938 adolescentes e jovens portugueses, que frequentam as escolas da região de Abrangência da Direcção Regional de Educação do Centro. Resultados: O QuaLiSMental apresenta índices de fiabilidade aceitáveis e uma estrutura fatorial que é consistente com as componentes teóricas da literacia em saúde mental. Conclusão: O questionário poderá ser aplicado, quer como medida de rastreio da literacia, quer ainda como medida de avaliação do impacto das intervenções no domínio da promoção da saúde mental de adolescentes e jovens. Palavras-chave saúde mental; questionários; literacia em saúde mental; adolescente.
Associação Americana de Psiquiatria. (2006). DSM-IV-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa, Portugal: Artmed.
Jorm, A. F. (2014). Mental health literacy: Promoting public action to reduce mental health problems. In Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 27-39). Coimbra, Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem. Jorm, A. F., Christensen, H., Medway, J., Korten, A. E., Jacomb, P. A., & Rodgers, B. (2000). Public belief systems about the helpfulness of interventions for depression: Associations with history of depression and professional help-seeking. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 35(5), 211-219. doi: 10.1007/s001270050230 Jorm, A. F., Korten, A. E., Jacomb, P. A., Christensen, H., Rodgers, B., & Pollitt, P. (1997). “Mental health literacy”: A survey of the public’s ability to recognize mental disorders and their beliefs about the effectiveness of treatment. Medical Journal of Australia, 166(4), 182-186. Jorm, A. F., Korten, A. E., Rodgers, B., Pollitt, P., Jacomb, P. A., Christensen, H., & Jiao, Z. (1997). Beliefs systems of the general public concerning the appropriate treatmens for mental disorders. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 32(8), 468-473. Jorm, A. F., Mackinnon, A., Christensen, H., & Griffiths, K. M. (2005). “Structure of beliefs about nthe helpfulness of interventions for depression and schizophrenia. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 40(11), 877-883. doi: 10.1007/s00127-005-0991-x Jorm, A. F. (2012). Mental health literacy: Empowering the community to take action for better mental health. American Psychologist, 67(3), 231-243. doi: 10.1037/a0025957 Loureiro, L., Mendes, A., Barroso, T., Santos, J. C., Oliveira, R., & Ferreira, R. (2012). Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: Conceitos e desafios. Revista de Enfermagem Referência, 3(6), 157–166. doi: 10.12707/RIII11112 Loureiro, L. (2013a). Barreiras e determinantes da intenção de procura de ajuda informal na depressão. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 733-746. Loureiro, L. M., & Abrantes, A. R. (2014). Estigma e procura de ajuda em saúde mental. In Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 41-61). Coimbra, Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem. Loureiro, L. M., Sousa, C. S., & Gomes, S. P. (2014). Primeira ajuda em saúde mental: Pressupostos e linhas orientadoras de acção. In Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 63-77). Coimbra, Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem. Loureiro, L., Barroso, T., Mendes, A., Rodrigues, M., Oliveira, R., & Oliveira, N. (2013). Literacia em saúde mental dos adolescentes e jovens portugueses sobre abuso de álcool. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 17(3), 474-481. doi: 10.1590/S1414-81452013000300010 Loureiro, L., Jorm, A. F., Oliveira, R., Mendes, A., Santos, J. C., Rodrigues, M., & Sousa, C. S. (2014). Mental health Literacy about schizophrenia: A survey of portuguese youth. Early Intervention in Psychiatry. Publicação electrónica antecipada. doi:10.1111/eip.12123 Loureiro, L., Pedreiro, A., & Correia, S. (2012). Tradução, adaptação e validação de um Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental (QuALiSMental) para adolescentes e jovens portugueses a partir de um focus group. Revista de Investigação em Enfermagem, 25, 42-48. Loureiro, L. M., Jorm, A. F., Mendes, A. C., Santos, J. C., Ferreira, R. O., & Pedreiro, A. T. (2013). Mental health literacy about depression: A survey of portuguese youth. BMC Psychiatry, 13(129), 1-8. doi:10.1186/1471-244X-13-129 Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS statistics (5th ed.). Pero Pinheiro, Portugal: ReportNumber.
|