Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Enquadramento: Face à diversidade e complexidade da prática é essencial preparar os futuros enfermeiros para desenvolver habilidades de pensamento crítico. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico sobre o pensamento crítico em estudantes de enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clínico. Metodologia: Revisão integrativa da literatura em 3 bases de dados eletrónicas, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute para a realização de uma scoping review. Resultados: De um total de 277 artigos publicados entre janeiro de 2010 e novembro de 2015, 28 foram incluídos nesta revisão. O pensamento crítico é um processo complexo que envolve habilidade intelectual, capacidade para conjugar a experiência, o conhecimento e o raciocínio e uma componente atitudinal. Existem estratégias educativas que promovem eficazmente o desenvolvimento desta capacidade nos estudantes de enfermagem. Conclusão: É importante criar ambientes propícios para estimular a reflexão, a criatividade e a confiança dos estudantes e desenvolver e implementarem estratégias inovadoras que promovam as habilidades dos mesmos para pensar criticamente. Palavras-chave enfermagem; estudantes de enfermagem; educação em enfermagem; estágio clínico; pensamento
Abreu, W. (2003). Supervisão, qualidade e ensinos clínicos: Que parcerias para a excelência em saúde?. Coimbra, Portugal: Formasau.
Abreu, W. (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico. Coimbra, Portugal: Formasau Alfaro-LeFevre, R. (1999). Critical thinking in nursing: A practical approach (2nd edition). Universidade de Michigan, USA: Saunders. American Association Of Colleges Of Nursing. (2008). The essentials of baccalaureate education for professional nursing practice. Washington, USA: Author. Enders, B., Brito, R., & Monteiro, A. (2004). Análise conceitual e pensamento crítico: Uma relação complementar na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 25(3), 295-305. Recuperado de http://re-positorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/11720/1/AkemiIM__An%C3%A1lise%20conceitual%20e%20pensamento%20cr%C3%ADtico%20uma%20rela%C3%A7ao%20complementar%20na%20enfermagem4523-14498-1-PB.pdf Facione, N., Facione, P., & Sanchez, C. (1994). Critical thinking disposition as a measure of competent clinical judgment: The development of the California Critical Thinking Disposition Inventory. The Journal of Nursing Education, 33(8), 345–350. Facione, P. (1990). Critical thinking: A statement of ex¬pert consensus for purposes of educational assessment and instruction. Millbrae, USA: California Academic Press. Higgs, J., & Jones, M. (2000). Clinical reasoning in the health professions. Oxford, England: Butterworth-Heinemann. Joanna Briggs Institute (2015). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015 edition / Supplement: Methodology for JBI Scoping Reviews. Recuperado de http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf Lewis, A., & Smith, D. (1993). Defining higher order thinking. Theory into Practice, 32(3), 131–137. National League for Nursing. (1992). Criteria and guidelines for the evaluation of baccalaureate and higher degree programs in nursing. New York, USA: Author. National League for Nursing. (2006). Excellence in nursing education model. New York: National League for Nursing. New York, USA: Author. Royal College Of Nursing. (1997). Position statements: Quality in nursing practice. Australia: Author. Schank, M. (1990). Wanted: Nurses with critical thinking skills. Journal of Continuing Education in Nursing, 21(2), 86-89. Watson, G., & Glaser, E. M. (1980). Critical thinking appraisal manual. New York, USA: Harcourt, Brace, Jovanovich. Watson, G., & Glaser, E. M. (1991). Watson-Glaser critical thinking appraisal manual (29). Kent, USA: The Psychological Corporation.
|