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Título:  Pensamento crítico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico: uma revisão integrativa
Autores:  Tiago André dos Santos Martins Peixoto*; Nuno Miguel dos Santos Martins Peixoto**
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2016-04-12
Aceite para publicação:  2016-06-30
Secção:  ARTIGOS DE REVISÃO / REVIEW PAPERS ARTIGOS TEÓRICOS-ENSAIOS / THEORETICAL PAPERS/ESSAYS
Ano:  2017
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV16029
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Resumo
Enquadramento: Face à diversidade e complexidade da prática é essencial preparar os futuros enfermeiros para desenvolver habilidades de pensamento crítico.
Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico sobre o pensamento crítico em estudantes de enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clínico.
Metodologia: Revisão integrativa da literatura em 3 bases de dados eletrónicas, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute para a realização de uma scoping review.
Resultados: De um total de 277 artigos publicados entre janeiro de 2010 e novembro de 2015, 28 foram incluídos nesta revisão. O pensamento crítico é um processo complexo que envolve habilidade intelectual, capacidade para conjugar a experiência, o conhecimento e o raciocínio e uma componente atitudinal. Existem estratégias educativas que promovem eficazmente o desenvolvimento desta capacidade nos estudantes de enfermagem.
Conclusão: É importante criar ambientes propícios para estimular a reflexão, a criatividade e a confiança dos estudantes e desenvolver e implementarem estratégias inovadoras que promovam as habilidades dos mesmos para pensar criticamente.



Palavras-chave
enfermagem; estudantes de enfermagem; educação em enfermagem; estágio clínico; pensamento
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