Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  O Sofrimento Humano como Foco de Intervenção de Enfermagem
Autores:  Manuel Gonçalves Henriques Gameiro - Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Recebido para publicação:  1997-11-01
Aceite para publicação:  1997-12-01
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Parte-se do pressuposto de que o sofrimento causado pelas diversas perdas e danos (reais ou antecipadas) relacionadas com a situação de doença é uma referência fundamental da teoria e da prática dos cuidados de enfermagem.
É feita uma análise do sofrimento considerando-o uma entidade ontológica do ser humano, portanto universal, mas com significado existencial e expressão fenomenológica individuais. Nesse sentido, são apresentadas e discutidas definições propostas por autores de formação diversa.
Com base nessa análise, é sublinhada a importância dos profissionais da saúde, e em particular os enfermeiros, (des)cobrirem e (com)preenderem o sofrimento como uma vivência pessoal dos doentes, condições básicas para o envolvimento humano-a-humano, sendo esse envolvimento necessário para responder a um dos imperativos éticos da Enfermagem: promover o alívio e a superação do sofrimento provocado pela doença.


Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_0-05a12.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]