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Resumo
Enquadramento: O bem-estar psicológico é uma perceção pessoal que pode ter repercussões nos comportamentos de saúde dos estudantes. Para avaliar o bem-estar psicológico são necessários instrumentos, preferencialmente em versão reduzida, com propriedades psicométricas adequadas. Objetivo: Validar o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico, versão reduzida (QGBEP-R) e verificar as suas propriedades psicométricas, após a tradução a partir do short version Psychological General Well-Being Index (PGWB-S) com 6 itens, escolhido pelas excelentes propriedades psicométricas na versão original. Metodologia: Foi utilizada a análise fatorial confirmatória, através da modelagem de equações estruturais e técnicade máxima verossimilhança, para validar a estrutura fatorial original. Participaram no estudo 300 estudantes universitários portugueses, cuja seleção aleatória resultou de uma amostra global de 1400. Resultados: A análise fatorial confirmatória evidenciou um modelo ajustado unifatorial, com 6 itens. Conclusão: Os resultados permitiram concluir que o QGBEP-R possui boas propriedades psicométricas e é válido para ser utilizado em estudantes universitários portugueses. Palavras-chave bem-estar; análise fatorial; estudantes; educação superior
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