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Título:  Atitudes em relação à imigração dos alunos de uma escola de enfermagem de Portugal
Autores:  María Idoia Ugarte Gurrutxaga* ; Maria Lucília Cardoso** ; Beatriz Xavier*** ; Brígida Molina Gallego**** ; Manuel Alves Rodrigues*****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2018-11-29
Aceite para publicação:  2019-05-15
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2019
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV18086

Resumo
Enquadramento: A diversidade cultural está presente em todas as sociedades. Os enfermeiros devem ser culturalmente competentes para prestar cuidados de qualidade.
Objetivo: Validar a Escala de Atitude em Relação à Imigração na Enfermagem (EAIE) para português e conhecer
as atitudes face à imigração dos estudantes do 1º ano da licenciatura de uma escola de enfermagem de Portugal.
Metodologia: Estudo descritivo, exploratório e analítico, com aplicação da EAIE, traduzida e adaptada culturalmente
para a língua portuguesa, composta por 39 items. Participaram no estudo 143 estudantes.
Resultados: Boa consistência interna da escala medida com o α de Cronbach (0,94). Com a análise unifatorial da escala e de cada item em separado identificaram-se diferenças significativas de atitude entre homens e mulheres em 6 itens e entre grupos etários em 2 itens.
Conclusão: As atitudes de uma parte dos estudantes não mostram um reconhecimento inequívoco dos direitos dos imigrantes aos recursos sociossanitários. Consideramos necessário aprofundar a formação em competência cultural e sobre o Direito Universal à Saúde.


Palavras-chave
attitude; emigrantes e imigrantes; diversidade cultural; enfermagem; saúde
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