Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI) - Reavaliação das Propriedades Psicométricas
Autores:  Teresa Martins - Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de São João - Porto
José Pais Ribeiro - Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto.
Carolina Garrett - Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina - Universidade do Porto.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI) é um instrumento construído para avaliar a sobrecarga física, emocional e social em cuidadores informais (CI) de doentes com sequelas após AVC.
Pretendemos avaliar as características psicométricas do instrumento quando aplicado a CI de indivíduos com outras patologias crónicas. Entrevistámos 253 CI de indivíduos com dependência funcional em pelo menos uma actividade básica da vida diária, ou duas actividades instrumentais. Os CI eram na maioria filhas ou esposas dos sujeitos alvo dos cuidados.
A Análise de Componentes Principais, confirmou a estrutura factorial dos autores. Os resultados explicaram 59% da variância total; os valores da consistência interna e a reprodutibilidade são aceitáveis. Os participantes apresentam níveis elevados de ansiedade e depressão. A um maior nível de sobrecarga associa-se uma percepção de pior qualidade de vida, particularmente sentida nos domínios de saúde mental, função social, vitalidade e saúde em geral.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_11-17a31.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]