Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores: uma visão de peritos
Autores:  Guida Amaral; Amélia Simões Figueiredo
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-03-17
Aceite para publicação:  2020-11-12
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20036
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: O quadro legal do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal e o Regulamento para o Exercício Profissional dos enfermeiros apontam para a contribuição do enfermeiro na formação dos estudantes de enfermagem.
Objetivo: Caracterizar o processo de desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores de ensino clínico.
Metodologia: Estudo qualitativo, utilizando a metodologia da Grounded Theory. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 7 enfermeiros peritos. A amostragem teórica foi conduzida de acordo com as necessidades identificadas no processo de codificação. A análise e tratamento dos dados seguiu a metodologia em uso.
Resultados: Os aspetos caracterizadores do desenvolvimento de competências dos orientadores são a nível educacional, a socialização primária e secundária, e a nível profissional, a experiência, o conhecimento, a capacidade de análise e a iniciativa profissional.
Conclusão: Os peritos evidenciam no seu desenvolvimento de competências as vivências de natureza educacional e escolar que promovem a reflexão critica e uma postura proativa e aspetos de natureza profissional como a perícia, a capacidade de análise e a motivação.

Palavras-chave
enfermagem; preceptoria; competência profissional
Amaral, G., & Deodato, S. (2015). Articulação entre os estabelecimentos de ensino superior de enfermagem e as instituições de saúde em Portugal: Fatores que dificultam e medidas a implementar. Cadernos de Saúde, 7, 7-1.
Amaral, G., & Pereira, M. (2016). O enfermeiro especialista como promotor da aprendizagem dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Cuid’arte: Revista de Enfermagem, 16, 7-10.
Benner, P. (2001). De iniciado a perito: Excelência e poder na prática de enfermagem. Quarteto.
Diogo, V. (2018). Nas teias da construção identitária socioprofissional: Práticas profissionais de trabalhadores sociais pós-graduados inseridos em organizações da economia social. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 35, 135-160. https://dx.doi.org/10.21747/08723419/soc35a6
Dubar, C. (2005). A socialização: Construção das identidades sociais e profissionais. Martins Fontes.
Dubar, C. (2012). A construção de si pela atividade de trabalho: A socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, 42(146), 351-367. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200003
Ferreira, F., Dantas, F., & Valente, G. (2018). Saberes e competências do enfermeiro para preceptoria em unidade básica de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(4), 1657-65. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0533
Figueiredo, M., & Peres, M. (2019). Identidade da enfermeira: Uma reflexão iluminada pela perspetiva de Dubar. Revista de Enfermagem Referência, 4(20), 149-154. https://doi.org/10.12707/RIV18079
Fonseca, M., Soares, S., Gomes, J., & Marques, A. (2016). O processo de supervisão em ensino clínico: Perspetiva dos estudantes e enfermeiros. Investigación en Enfermería Imagen y Desarrollo, 18(2), 77-88. https://doi.org/10.11144/Javeriana.ie18-2.opse
Hilli, Y. (2015). Developing preceptorship through action research: Part 2. Scandinavian Journal of Caring Sciences, 29(3), 478–485. https://doi.org/10.1111/scs.12216
Kamolo, E., Vernon, R., & Toffoli, L. (2017). A critical review of preceptor development for nurses working with undergraduate nursing students. International Journal of Caring Sciences, 10(2), 1089-1100. http://www.internationaljournalofcaringsciences.org/docs/50_kamolo_special_10_2.pdf
Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Artmed.
Lijedahl, M. (2018). On learning in the clinical environment. Perspectives on Medical Education, 7(4), 272 –275. https://doi.org/10.1007/s40037-018-0441-x
Martins, J. (2017). Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Revista de Enfermagem Referência, 4(12), 155-162. http://dx.doi.org/10.12707/RIV16074
Melo, R., Queiros, P., Tanaka, L., Costa, P., Bogalho, C., & Oliveira, P. (2017). Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: Perceção das principais causas. Revista de Enfermagem Referência, 4(15), 55-64. https://doi.org/10.12707/RIV17059
Portaria nº 799-D/99. https://dre.pt/pesquisa/-/search/581591/details/maximized
Ordem dos Enfermeiros. (2019). Regulamento do exercício profissional do enfermeiro. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/AEnfermagem/Documents/REPE.pdf
Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro. https://dre.pt/pesquisa/-/search/241640/details/maximized
Ramos, L, & Nunes, L. (2017). Modelos de acompanhamento do ensino clínico em saúde mental e psiquiatria. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, 3(2), 1014-1033. http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3(2).1014
Roldão, M. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências: As questões dos professores. Editorial Presença.
Strauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Artmed.
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_feb2021_e20036_eng.pdf
REF_feb2021_e20036_port.pdf


[ Detalhes da edição ]