Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Empenhamento organizacional de enfermeiros em hospitais com diferentes modelos de gestão: papel de variáveis de contexto
Autores:  Manuela Frederico - Doutorada em Ciências Empresariais; Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O estudo do empenhamento organizacional tem, desde há vários anos, suscitado acrescido interesse entre os investigadores das organizações, na perspectiva de compreender a intensidade e estabilidade da dedicação do indivíduo à organização. O interesse baseia-se no pressuposto da existência de uma associação do empenhamento organizacional a variáveis consideradas importantes para o aumento da eficácia e da produtividade organizacional.
Na última década tem aumentado a aceitação do modelo de Meyer e Allen, que considera o empenhamento organizacional como sendo formado por três componentes: afectiva, normativa e instrumental.
O trabalho empírico centra-se no empenhamento organizacional dos enfermeiros, analisando a relação entre variáveis de contexto organizacional e o empenhamento organizacional, e analisado ainda em que medida esta relação é mediada pelo modelo de gestão.
A amostra é constituída por 1201 enfermeiros de seis unidades hospitalares, enquadradas em três modelos de gestão: pública tradicional, pública empresarial e privada.
Os mecanismos que geram o empenhamento organizacional nos diferentes modelos de gestão são distintos, pois, são diferentes as variáveis que o determinam. Contudo, a diferença encontrada nos níveis de empenhamento organizacional não tem significado estatístico.

Palavras-chave
empenhamento organizacional, enfermeiros, modelo de gestão
Texto integral
Total: 1 registo(s)
II-Rev.1-53_62.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]