Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Auto-conceito e Desenvolvimento de Competências Relacionais de ajuda Estudo com estudantes de enfermagem
Autores:  Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo - Licenciada em Enfermagem Médico-cirúrgica; Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Pedagogia Universitária; Assistente do 2.° triénio na Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, Coimbra.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Procurou-se, com este estudo, conhecer as percepções dos estudantes (155) finalistas do Curso Superior de Enfermagem sobre o desenvolvimento de competências relacionais de ajuda e identificar a sua relação com o auto-conceito.
Para tal, procedeu-se à aplicação dos seguintes instrumentos de recolha de dados: Inventário Clínico do Auto-Conceito de Vaz Serra (1986a) e o Inventário de Competências Relacionais de Ajuda de Ferreira (2004).
Foi realizado um estudo descritivo-correlacional, sendo os dados obtidos tratados por métodos de análise
quantitativa.
Dos resultados destacamos a confirmação da hipótese de que existem relações significativas entre as sub-escalas do auto-conceito: aceitação/rejeição (p=0,009), auto-eficácia (p=0,002), maturidade psicológica (p< 0,001) e impulsividade/actividade (p=0,002) e o desenvolvimento de competências relacionais.
Estes resultados apontam para a importância do conhecimento da individualidade do estudante, no sentido de se adoptarem estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de competências relacionais.

Palavras-chave
Ensino de enfermagem, auto-conceito, relação de ajuda, desenvolvimento de competências
Texto integral
Total: 1 registo(s)
II-Rev.1-63_71.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]