Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Problematização da Gravidez na Adolescência no Contexto das Sociedades Ocidentais
Autores:  Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em regime de requisição na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A problematização da gravidez na adolescência no contexto das actuais sociedades ocidentais passa, fundamentalmente e na grande maioria dos casos, pelo facto deste acontecimento não ser resultante de um desejo assumido pelas pessoas directamente implicadas. Estas, não estão apoiadas num projecto de vida consistente e não são bem aceites nem pelas suas famílias nem pela sociedade, e representam por todos estes aspectos um dos fortes desafios no âmbito da saúde pública.
Talvez a explicação mais relevante para este fenómeno, em termos sociológicos, resida no colapso dos mecanismos de controlo social que prolongam o intervalo entre a puberdade e a maternidade/paternidade e que, passando pela família, escola e instituições de saúde deveriam assegurar os processos educativos essenciais à prevenção, das consequências da fertilidade antecipada na adolescência.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_1-23a27.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]