Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  As Perturbações Afectivas do Pós-Parto
Autores:  Jorge Manuel Amado Apóstolo - Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Neste artigo, o autor analisa algumas das perturbações afectivas da mulher no período pós-parto. Diferencia fundamentalmente duas das situações mais comuns, o blues pós-parto e a depressão pós-parto, identifica as manifestações de índole somáticas e comportamentais, discute alguns dos factores intervenientes e avalia as consequências.
O pressuposto básico é de que a depressão pós-parto pode repercutir-se negativamente na família, A mulher torna-se particularmente vulnerável, sendo as suas tarefas de maternage prejudicadas. O bebé encontrará assim um meio ambiente pobre, pouco estimulante, afectando o seu desenvolvimento.
Realça a importância da identificação precoce de sinais evidenciadores dalguma destas afecções e considera o enfermeiro como o profissional que na área de Saúde Materna e Infantil se encontra em melhor posição para intervir precocemente neste tipo de situações, em particular nas Maternidades e na Comunidade. Uma intervenção ajustada permite atenuar ou resolver estas situações, criando assim condições para um ambiente favorecedor do desenvolvimento, neste ciclo de vida familiar.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_2-13a20.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]