Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Adaptação e validação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit
Autores:  Carlos Alberto da Cruz Sequeira
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-05-26
Aceite para publicação:  2010-01-25
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O estudo da sobrecarga associada ao cuidar de idosos com dependência, de causa “física” ou “mental”, constitui uma prioridade em termos de saúde pública, pelo facto de possibilitar a avaliação das consequências negativas no cuidador informal.
Existem diversos instrumentos padronizados para avaliar a sobrecarga, sendo o mais utilizado em termos internacionais a escala de sobrecarga do cuidador de Zarit (Burden Interview Scale). Assim, elaboramos um estudo, no qual procedemos à adaptação e validação deste instrumento, para a população portuguesa, centrada em cuidadores de idosos com e sem demência, ou seja, com dependência de causa “física” ou “mental”.
Através da análise factorial verificamos que a escala apresenta um constructo multidimensional constituído por quatro factores (impacto da prestação de cuidados; relação interpessoal; expectativas com o cuidar e percepção de auto-eficácia). Revela uma boa consistência interna, quer de forma global, quer ao nível dos diferentes factores. Os cuidadores de idosos dependentes com demência apresentam níveis de sobrecarga mais elevados.
À semelhança de outros estudos, constatamos que a Escala de Sobrecarga do Cuidador é um instrumento válido e fiável para ser utilizado na avaliação do impacto de doenças físicas ou mentais nos cuidadores informais, pelo que sugerimos a sua utilização na prática.

Palavras-chave
cuidadores, idoso fragilizado, demência.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
1Revista Referência.pdf
Página 1 de 1