Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Avaliação Inicial de Enfermagem em Linguagem CIPE® segundo as Necessidades Humanas Fundamentais
Autores:  Cláudia Maria Antunes Rego Simões - Licenciada em Enfermagem, Enfermeira Graduada no serviço de Medicina 1 do Hospital Infante D. Pedro, E.P.E – Aveiro
João Filipe Fernandes Lindo Simões- Licenciado em Enfermagem, Mestre em Supervisão, Doutorando em Tecnologias da Saúde, Assistente do 2º Triénio na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-08-09
Aceite para publicação:  2007-01-09
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente artigo resulta de um exercício reflexivo realizado pelos autores na continuidade do trabalho realizado em colaboração com as equipas de enfermagem dos serviços de Medicina do Hospital Infante D. Pedro, E.P.E. – Aveiro. Centra-se na área dos Sistemas de Informação e Documentação em Enfermagem, mais propriamente na área dos registos informatizados de Enfermagem utilizando Linguagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) e seguindo as orientações teóricas do Modelo de Cuidados de Virgínia Henderson.
A preocupação inicial prendeu-se com a necessidade de criar um documento de avaliação inicial de enfermagem das pessoas doentes em linguagem CIPE®, segundo as Necessidades Humanas Fundamentais, que permitisse posteriormente ser adaptado ao Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem (SAPE®). Neste sentido, desenvolveram-se diversas reflexões na tentativa de converter a nomenclatura actualmente usada na definição das Necessidades Humanas Fundamentais em linguagem CIPE®.
Das reflexões realizadas, concluiu-se que as Necessidades Humanas Fundamentais segundo Virgínia Henderson convertidas em linguagem CIPE® seriam: respiração e circulação; autocuidado: beber e comer; eliminação; autocuidado: actividade física; autocuidado: comportamento sono – repouso; autocuidado: vestuário; autocuidado: higiene/proteger os tegumentos; consciência, emoção e precaução; comunicação, sensação e interacção social; crença; interacção de papéis/bem-estar; autocuidado: actividade recreativa; aprendizagem.


Palavras-chave
Avaliação Inicial ; Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem; Necessidades Humanas Fundamentais
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo 1.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]