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Resumo
No processo de socialização, os jovens aprendem que o álcool, pela simbologia que representa, ajuda a reduzir a tensão, a ansiedade, é fonte de prazer, mata a sede, dá força, facilita a digestão, é um medicamento, é alimento, aquece e estimula. Estes falsos conceitos são herdados geracionalmente assumindo-se uma prática nos comportamentos dos jovens. O estudo ora apresentado procura analisar as representações sociais acerca do álcool (falsos conceitos e nível de conhecimento), em estudantes do ensino superior público diurno de Viseu. Efectuámos uma pesquisa quantitativa longitudinal e utilizámos como instrumento de colheita de dados um questionário. A amostra foi constituída por 2056 estudantes da formação inicial de ensino superior, que no ano de 2004 frequentavam o 1º e 2º anos e no ano de 2005, o 2º e 3º anos. Dos resultados obtidos salientamos que a média de idades dos estudantes situa-se nos 20,9 anos, mais de 50,0% optam por viver com colegas, as fontes de informação privilegiadas sobre bebidas alcoólicas, são os amigos e os pais. Com valores percentuais acima dos 80,0% os estudantes revelam possuir vários falsos conceitos, apresentando ordenações médias mais elevadas na segunda fase em alguns indicadores, sendo os rapazes que na sua maioria apresentavam melhor opinião. Palavras-chave Álcool, Jovens, Falsos conceitos, Conhecimentos
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