Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Diminuição das Trocas Gasosas R/C Presença de Secreções e/ ou Fornecimento Inadequado de Oxigénio - Algumas Intervenções de Enfermagem
Autores:  Amélia Filomena de Oliveira Mendes Castilho - Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, em regime de requisição na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Isabel Maria Henriques Simões - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
José Carlos Amado Martins - Assistente da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Fichas Técnicas
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A satisfação da necessidade de respirar é imprescindível à vida humana e qualquer alteração na ventilação, perfusão e difusão dos gases respiratórios compromete a satisfação desta necessidade. As intervenção de enfermagem, com o objectivo de promover e manter uma oxigenação adequada, inclui habitualmente alguns procedimentos que, pelas eventuais complicações que comportam, exigem um planeamento, execução e avaliação criteriosos. A frequência com que estes procedimentos são realizados leva a que muitas vezes sejam considerados actos banais e os seus riscos sejam subvalorizados. É o caso da aspiração de secreções, da inaloterapia e oxigenoterapia. Cada um destes procedimentos possui critérios de utilização específicos. No entanto, é frequente a sua associação uma vez que actuam de forma complementar e todos têm um objectivo comum: melhorar o aporte de oxigénio aos alvéolos pulmonares.
Foi tendo em consideração a sua complementaridade que decidimos incluir na mesma ficha técnica a abordagem dos referidos procedimentos.


Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_6-61a69.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]