Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Projecto de Desenvolvimento Pessoal : Uma Perspectiva Curricular Inovadora na Formação de Enfermagem
Autores:  Manuel Rodrigues - Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Orientadores: 
Secção:  Em destaque
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A Escola Superior de Enfermagem Dr. Angelo da Fonseca, ao longo de 120 anos de actividade científica e pedagógica, tem experimentando diversos modelos de desenvolvimento curricular, procurando acompanhar sempre as políticas educativas e as sucessivas mudanças nas estratégias de formação de profissionais de enfermagem.
Em 1999 iniciou-se uma nova etapa com o Plano de Estudos da Licenciatura em Enfermagem. Entre o corpo de diferentes disciplinas, encontra-se a Unidade de Projecto de Desenvolvimento Pessoal. Representa uma experiência curricular que envolve uma forma diferente de Professores e Estudantes se situarem no processo de ensino-aprendizagem. Como condição integradora, implica o contributo transversal de saberes de diferentes disciplinas em cada ano e a definição dum compromisso de continuidade durante todo o curso.
No presente artigo, o autor explica os pressupostos que fundamentam a Unidade Curricular, o Programa e os Processos Pedagógicos e Didácticos. Estamos já no 3º ano com esta nova experiência e, com base no material pertinente que resulta da aplicação prática pensamos obter resultados pertinentes de valor científico, que por certo poderão contribuir para uma futura avaliação curricular.
Embora a responsabilidade deste trabalho seja do autor, que fundamentou e estruturou a Unidade Curricular, o texto integra três contribuições específicas de outros três professores**, na secção sobre o Portfólio no contexto do Projecto de Desenvolvimento Pessoal e na secção referente à Assessoria Pedagógica.
A metodologia de Projecto de Desenvolvimento Pessoal só é viável, com um grande espírito de colaboração entre professores de diferentes áreas do saber. Vinte e quatro Professores estão ou já estiveram directamente envolvidos na Assessoria de alunos, no entanto, de forma indirecta, outros professores deram também contribuições aos estudantes quando estes os interrogaram nas suas áreas de saber,
A Assessoria Pedagógica é o coração do Projecto e implica uma grande disponibilidade pessoal dos Professores, bem como uma forma diferente de estar e agir na relação com o Estudante.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_7-51a68.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]