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Título:  Vivências comunicacionais de Enfermeiros face à criança com surdez profunda
Autores:  Cristina Maria Fernandes dos Santos
Telma Alexandra Lourenço Gaspar
Vera Cristina de Carvalho Correia
João Manuel Garcia do Nascimento Graveto
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-09-05
Aceite para publicação:  2008-10-26
Secção:  Artigo de Investigação
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Resumo
A comunicação é um elemento de competência substancial para o estabelecimento das relações do ser humano. Sendo esta um processo complexo, revela-se mais difícil quando um dos elementos detém limitações. Neste contexto, o presente estudo centrou-se na relação estabelecida entre enfermeiros e crianças com surdez profunda.
Os objectivos da investigação foram descrever as vivências comunicacionais sentidas por Enfermeiros dos Serviços de Otorrinolaringologia e Cardiotorácica do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), face às crianças com surdez profunda e identificar sentimentos de Enfermeiros na comunicação estabelecida com estas crianças. Para a sua realização, recorreu-se à metodologia qualitativa de cariz fenomenológico. Utilizou-se como modo de abordagem a entrevista semi-estruturada e como instrumentos de colheita de informação o guião de entrevista e o gravador áudio. A análise das entrevistas foi efectuada com o software NU*DIST (Non-numerical Unstructured Data Indexing Searching Theorizing). Desta análise evidenciaram-se quatro áreas temáticas: “um primeiro impacto” – dificuldades sentidas, estratégias comunicacionais, percepção de enfermeiros e sentimentos e significados das experiências vividas. Considerando a última temática como a essência do fenómeno em estudo.
Os achados desta investigação proporcionaram uma reflexão acerca das vivências comunicacionais de enfermeiros, sendo possível considerar a adopção e adequação de diferentes estratégias comunicacionais para se poder aperfeiçoar neste tipo de relações.

Palavras-chave
criança, surdez, enfermeiros
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0727.pdf
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