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Resumo
A experiência da criança submetida a cirurgia programada é sempre uma vivência individual, não descorando o binómio criança/família. A ansiedade, o medo, o choro, e outras reacções são conhecidas da nossa prática como manifestações à separação familiar e ao ambiente hospitalar. Numa tentativa de compreender a experiência da criança, em idade escolar, no perioperatório de cirurgia programada, levamos a cabo um estudo qualitativo de intervenção. A amostra incluiu 30 crianças admitidas no Serviço de Cirurgia da Instituição. O primeiro grupo (A), seguiu os procedimentos habituais da instituição. O segundo grupo (B), foi submetido a uma intervenção de enfermagem no pré-operatório, realizada na véspera do acto cirúrgico. Após análise das entrevistas, constatou-se a existência de oito categorias: experiência hospitalar, experiência cirúrgica, experiência de aprendizagem, experiência no bloco operatório, sensações, resultados da experiência, papel do enfermeiro e hospital pediátrico. Estas categorias foram alvo de análise de conteúdo para compreensão das mensagens das crianças. As conclusões deste estudo, revelam-nos que as crianças submetidas a intervenção de enfermagem pré-operatória, quando comparadas com as crianças que seguiram o procedimento habitual da instituição, expressam maior entendimento, aceitação e reconhecimento dos procedimentos cirúrgicos; estabelecem, com maior facilidade, uma relação terapêutica com a equipa de enfermagem; relatam menos medo e encaram a experiência como fonte de aprendizagem, e a presença do familiar como o garante tranquilizador. Palavras-chave criança, cirurgia, cuidados perioperatórios.
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