Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Intervenção do Enfermeiro na promoção da interacção mãe-bebé
Autores:  Maria Isabel Nunes Albuquerque
Maria Isabel do Espírito Santo Coimbra
Ana Cristina da Costa Grilo
Ana Paula Forte Camarneiro
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-02-28
Aceite para publicação:  2008-10-09
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Este estudo tem como objectivos identificar o grau de importância atribuída pelos enfermeiros à promoção da interacção mãe-bebé; compreender de que modo promovem essa interacção na prática do cuidar, no período de puerpério; identificar alguns factores que influenciam o seu desempenho na promoção da interacção mãe-bebé; compreender a relação existente entre a importância atribuída à interacção e o desempenho profissional na promoção da mesma.
Foi realizado um estudo descritivo, em dois momentos, com recurso a uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa. No primeiro momento foi aplicado um questionário de auto-preenchimento e, no segundo, uma grelha de observação directa, às enfermeiras do Serviço de Puerpério de uma Maternidade Central.
Verificou-se que as participantes atribuem uma grande importância à interacção mãe-bebé e que a promovem no seu desempenho profissional intervindo, essencialmente, ao nível das interacções comportamentais. Concluiu-se que privilegiam as intervenções “Informar” e “Supervisionar” relativamente às intervenções “Instruir” e “Treinar”. Os factores que contribuem para o desempenho profissional a nível da promoção da interacção mãe-bebé são a Formação recebida nesta área, a Experiência profissional e, ainda, a tomada de decisão na organização dos cuidados que vise uma maior eficácia das suas intervenções, nomeadamente, o reajuste do horário do “banho” do bebé.

Palavras-chave
relações mãe-filho, enfermeiros, estudos de intervenção
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0805.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]