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Título:  Cuidar do sono do bebé
Autores:  Cristina Guimarães Gomes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-09-29
Aceite para publicação:  2009-02-12
Secção:  Artigo Teórico
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Resumo
O sono do bebé pode ser um indicador relevante do seu desenvolvimento, da sua maturação e do seu estado de saúde. A forma como o bebé organiza os estádios de sono e de vigília e como evolui a estrutura dos ciclos de sono tem sido estudado por diversos autores que procuram compreender melhor como se desenvolve o sono do bebé e que factores interferem nessa maturação.
As estruturas mentais da criança vão sendo construídas através das possibilidades de interacção com o meio e das solicitações do ambiente. A estimulação realizada pelos pais na interacção com os seus bebés influencia o seu desenvolvimento motor, social e afectivo e interfere na regulação do sono da criança. Esta estimulação é muito importante, uma vez que o sono desregulado pode manifestar-se através de distúrbios fisiológicos (gastro-intestinais, como cólicas) ou distúrbios na interacção pais-bebé (ausência de estímulos ou hiper-estimulação).
Para compreender este importante problema desenvolveu-se um estudo teórico, a partir de uma estrutura integradora dos conceitos relativos ao desenvolvimento da criança, a interacção pais-bebé, os padrões de sono e repouso da criança e as estratégias para cuidar do sono do bebé, promovidos por pais e profissionais de saúde. A discussão e as conclusões permitem identificar os cuidados antecipatórios que as crianças necessitam na primeira infância, definir os procedimentos que os pais devem ter no cuidado do sono do bebé, e colocar em relevo as estratégias que os profissionais de saúde devem dirigir no apoio aos pais.
Procuramos ao longo deste documento transportar para a prática conhecimentos que contribuam para uma melhor intervenção dos profissionais de saúde infantil, promovendo os cuidados antecipatórios na primeira infância e apoiando a parentalidade no cuidado com o sono do bebé.

Palavras-chave
Sono, desenvolvimento infantil, vínculos emocionais, lactente.
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Revista Referência RII0831T.pdf
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