Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Sentido de vida, saúde e desenvolvimento humano
Autores:  Teresa Kraus
Manuel Rodrigues
Maria dos Anjos Dixe
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2009-03-10
Aceite para publicação:  2009-06-28
Secção:  Artigo de Revisão
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Revisão Sistemática orientada seguindo a metodologia recomendada pelo Centro Cochrane, com formulação da seguinte questão de investigação: Qual o significado do sentido de vida para saúde e para a vivência da dor crónica, não maligna?
O processo de resposta à questão, segundo a metodologia sistemática, identificou que: sentido de vida é uma variável positiva, crucial para a saúde e para o alívio do sofrimento inútil; sentido de vida relaciona identidade com acção; existem várias escalas para medir o sentido de vida; Logoterapia é um método psicoterapêutico, filosoficamente consistente, orien-tado para a busca do sentido. Integra a dimensão espiritual como dimensão “não-determinada” mas determinante da existência humana.
Atribuir significado da experiência quotidiana, devolve dignidade à vida e projecta esperança no futuro.
O desenvolvimento de competências profissionais para o alívio do sofrimento inevitável, associado à vivência da dor crónica, poderá estar na orientação para a descoberta de sentido de vida.
Esta revisão sistemática evidencia o sentido de vida como um constructo relevante e actual para a investigação de Enfermagem em Portugal.

Palavras-chave
saúde, dor, doença crónica
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Artigo de Revisão.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]