Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Apontamentos sobre a obra e o homem que fundou a primeira Escola de Enfermagem de Portugal – António Augusto da Costa Simões
Autores:  Lúcia Marlene Macário Lopes
Manuel Alves Rodrigues
Orientadores: 
Secção:  História e Memória
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
António Augusto da Costa Simões fundou, em 1881, a primeira Escola de Enfermagem Portuguesa com o objectivo de formar enfermeiros para a crescente complexidade dos cuidados de saúde a que se assistia na época.
A Escola que dava na altura pelo nome de Escola dos Enfermeiros de Coimbra acabaria por estar na génese da actual Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Com o presente artigo, procuramos destacar e homenagear o homem, clínico, professor, cientista, político e reformador que foi o Professor Doutor António Augusto da Costa Simões, dando a conhecer o seu percurso de vida, contemplando os principais aspectos que o destacaram na sua época.
As fontes consideradas para a realização deste trabalho reportam às publicações existentes no arquivo da ESEnfC, da autoria de Costa Simões, e a algumas publicações relacionadas com esta personalidade e com a Enfermagem em Portugal.
António Augusto da Costa Simões foi um homem empenhado e interveniente na comunidade, que somou uma sólida carreira científica ao desempenho de importantes cargos, deixando uma vasta obra escrita, resultante da intensa actividade que desenvolveu, praticamente, até ao fim da sua vida.

Palavras-chave
Enfermagem; Ensino; Biografia.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
HISTÓRIA E MEMÓRIA.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]