Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Níveis de actividade física da população em geral e de doentes neoplásicos na área geográfica da Cova da Beira
Autores:  Susana Marisa Sousa Lucas
Hélder Bruno da Fonseca Gomes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-06-26
Aceite para publicação:  2009-05-14
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O presente trabalho refere-se a um estudo exploratório-descritivo e comparativo, segundo um desenho transversal.
O objectivo principal deste estudo foi caracterizar os níveis de actividade física (AF) da população em geral e de doentes neoplásicos, na área geográfica da Cova da Beira, segundo percentis.
A amostra foi constituída por indivíduos de ambos os sexos, com idade compreendida entre os 55 e 75 anos de idade.
O Questionário de Baecke Modificado foi o instrumento utilizado para avaliar os níveis de AF destes indivíduos. No tratamento estatístico foi utilizada a análise descritiva e análise inferencial.
Dos resultados obtidos, o estudo mostrou que os indivíduos mais jovens apresentam níveis de AF mais altos, enquanto que os indivíduos com mais idade apresentam níveis de AF mais baixos. Isto verifica-se tanto na população em geral como nos doentes neoplásicos, antes das manifestações clínicas provocadas pela doença.
Por sua vez, a AF no global não parece influenciar o desenvolvimento de neoplasias, nos indivíduos. No entanto, após o aparecimento das manifestações clínicas provocadas pela doença, é evidente que existe um decréscimo de 50% nos níveis de AF, demonstrando desta forma o efeito nefasto e morbilidade que este tipo de doenças provocam na qualidade de vida dos indivíduos.

Palavras-chave
oncologia, morbilidade, actividade motora.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0817.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]