Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Percepção de apoio social e saúde mental em contextos migratórios: imigrantes russófonos a residir em Portugal
Autores:  Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira Monteiro
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2008-11-18
Aceite para publicação:  2009-03-16
Secção:  Artigo de Investigação
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Na literatura, o Apoio Social tem sido associado a medidas de bem-estar e qualidade de vida, assim como a processos protectores face a eventos stressantes. Sendo os contextos migratórios processos de transição, com fortes experiências de rupturas e alterações de papéis sociais, de rotinas e formas de mundivivência (Schlossberg, Waters e Goodman, 1995), é expectável que o Apoio Social em imigrantes constitua um factor estruturante neste processo de transição existencial.
Este estudo, do tipo descritivo-correlacional, teve como objectivo principal descrever as características do apoio social percepcionado como disponível e qual o seu impacto no status de saúde mental em 555 imigrantes russófonos residentes em Portugal.
Com este objectivo, analisou-se a relação entre o apoio social percepcionado como disponível e as variáveis sócio demográficas, o status de saúde mental e a vulnerabilidade ao stress, utilizando, como instrumentos de medida, o SSQ6, o GHQ-28, o 23QVS e um questionário sócio demográfico. Verificou-se que a população inquirida reportava baixos índices de apoio social na dimensão número de apoiantes.
Conclui-se que o apoio social (na vertente número de apoiantes e na vertente satisfação com o apoio) estava positivamente correlacionado com melhores índices de saúde mental e negativamente correlacionado com vulnerabilidade ao stress e incidência de morbilidade psiquiátrica.

Palavras-chave
Apoio social, stress, vulnerabilidade, saúde mental, imigrantes.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0826.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]