Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Parentalidade Positiva e Enfermagem: Revisão Sistemática da literatura
Autores:  M. Saudade O. Custódio. Lopes
Helena Catarino
M. Anjos Dixe
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-04-13
Aceite para publicação:  2010-05-06
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RII1047
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O apoio na parentalidade positiva é fundamental nos primeiros três anos de vida e exige uma abordagem positiva a partir da potencialidade dos pais e da família, implicando exigências e desafios para os enfermeiros.
Esta revisão sistemática da literatura tem o objectivo de identificar os focos de atenção e as estratégias de intervenção de enfermagem na promoção da parentalidade positiva, em crianças dos zero aos três anos de idade.
De uma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge resultaram nove artigos publicados de 2000 – 2010 e referentes à parentalidade positiva em crianças saudáveis dos zero aos três anos de idade. As variáveis em estudo e o conteúdo dos programas traduziram focos dentro dos seguintes temas: capacitação dos pais; comportamento, desenvolvimento e estimulação da criança; interacção pais-criança positiva; segurança e saúde da criança; disciplina positiva; e construção de capital social.
Nas estratégias de intervenção o trabalho individual com os pais/família e o trabalho em grupo evidenciaram ganhos na capacitação dos pais e na construção de capital social.
A necessidade de resposta a estes focos e os ganhos resultantes das intervenções evidenciam a oportunidade para os enfermeiros melhorarem a assistência à criança e família.

Palavras-chave
parentalidade; intervenção de enfermagem; lactente; criança pré-escolar; saúde da criança
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]