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Título:  A prática educativa em saúde nas consultas de enfermagem e nos encontros com grupos
Autores:  Vera Maria Sabóia
Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-03-30
Aceite para publicação:  2010-10-20
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RII1034
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Resumo
Síntese reflexiva sobre atividades educativas desenvolvidas com estudantes de Graduação em Enfermagem no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense – UFF no Programa de Extensão “Educação em Saúde com Diabéticos”.
Objetivos: descrever a prática de educação em saúde na consulta de Enfermagem e nos encontros com o grupo de diabéticos do HUAP-UFF e discutir a dinâmica do trabalho educativo-participativo, sob a ótica dos acadêmicos de Enfermagem.
Método: Pesquisa-ação. Utilizou-se a observação dos estudantes em sala de aula, campo de estágio e encontros grupais, procurando captar as relações que estabelecem com a clientela, problemas que desafiam e a percepção que os mesmos têm da situação e das possibilidades de mudança. Utilizou-se outros procedimentos de coleta de dados como produtos pedagógicos,
frutos de trabalhos de avaliação, dinâmicas desenvolvidas em classe e monografias elaboradas ao final do curso. Os cenários foram a Escola de Enfermagem e o Hospital Universitário. A análise dos dados foi realizada através de categorização temática.
Resultados: Os conteúdos emergidos das análises favoreceram a construção e a discussão da categoria analítica denominada “um outro modo de fazer educação em saúde”.
Conclusão: Evidenciou-se a importância da formação de enfermeiros, para atuarem como educadores, numa perspectiva crítica, progressista e transformadora.

Palavras-chave
enfermagem em saúde comunitária; educação em saúde; Diabetes Mellitus; prioridades em saúde.
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