Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Depressão em idosos institucionalizados no distrito de Bragança
Autores:  Sérgio Filipe Alves Vaz
Nuno Miguel Soares Gaspar
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-02-14
Aceite para publicação:  2011-05-04
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RIII1124
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Esta investigação pretende estudar a depressão em idosos institucionalizados do distrito de Bragança. Tem como objetivos determinar a prevalência da depressão e apurar a existência de alguns dos fatores de risco conhecidos para o seu aparecimento e manutenção.
Participaram neste estudo 186 idosos residentes em 14 lares do distrito de Bragança. Foram utilizadas a Escala de Avaliação do Estado Mental, a Escala de Depressão Geriátrica e o Índice de Barthel. Para estimar a adaptação à situação institucional e a importância dada à participação em atividades de lazer, construíram-se os índices de Adaptação (α = 0.61) e de Atividade de Lazer (α = 0.63). O sentimento de solidão foi autoavaliado pelos sujeitos. Observou-se uma elevada taxa de prevalência de depressão (47%), mais prevalente entre as mulheres (51%) do que entre os homens (40%). A depressão relacionou-se com o menor nível cognitivo, menor adaptação à vida institucional, menor importância dada às atividades de lazer, maior índice de solidão e maior dependência nas atividades de vida diárias. Em suma, quase metade da população de
idosos inquiridos apresenta depressão que foi prevista pela solidão, pela menor importância dada às atividades de lazer e em função de pertencer ao sexo masculino ou feminino.

Palavras-chave
depressão; idosos; institucionalização; prevalência.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]