Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Importância e aplicabilidade aos cuidados de enfermagem do método de Cuidados de Humanitude Gineste - Marescotti®
Autores:  Mário Simões
Manuel Rodrigues
Nídia Salgueiro
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-04-04
Aceite para publicação:  2011-06-24
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RIII1157
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Contexto: A filosofia dos cuidados de Humanitude enfatiza o valor da ligação relacional e fator humano (Simões, Rodrigues e Salgueiro, 2008).
Gineste e Marescotti, destacam-se pelo contributo do seu método de cuidados de Humanitude publicado por Gineste e Pellissier (2007).
Objetivos: conhecer a importância que os enfermeiros atribuem aos cuidados baseados na filosofia da Humanitude e no método de Gineste e Marescotti; Identificar em que medida os enfermeiros referem que aplicam na prática os princípios do método de Gineste e
Marescotti.
Metodologia: Estudo descritivo desenvolvido com dados recolhidos numa amostra de 160 enfermeiros, da população abrangida pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros e que voluntariamente responderam ao inquérito eletrónico. O instrumento de colheita de dados construído e validado, é constituído por 28 itens nas dimensões “aproximação sintonia” e “consolidação proação”.
Resultados: Os enfermeiros inquiridos indicam ser muito e muitíssimo importantes os procedimentos de “aproximação sintonia” (90,31%) e de “consolidação proação” (85,47%). Apenas 2,21% desvalorizam o método. Na prática de cuidados, os enfermeiros dizem
aplicar frequentemente, ou sempre, os princípios de “aproximação sintonia” (83,05%) e “consolidação proação” (69,69%).
Conclusões: Seguindo uma estratégia observacional em contexto, pretende-se verificar em futura investigação a coerência entre a opinião expressa e a prática efetiva.

Palavras-chave
filosofia da Humanitude; cuidar em Humanitude; cuidados de enfermagem; idosos.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]