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Título:  Qualidade de vida de docentes do ensino fundamental de um município brasileiro
Autores:  Rodrigo Eurípedes da Silveira
Nayara Araújo dos Reis
Álvaro da Silva Santos
Maritza Rodrigues Borges
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-12-27
Aceite para publicação:  2011-05-20
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RIII1051
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Resumo
A globalização tem influenciado o setor educacional, sobremaneira o professor, que vivencia um acúmulo de funções associado a baixa remuneração, implicando em uma notável queda em sua qualidade de vida. Com o objetivo de avaliar a Qualidade de Vida de professores dos períodos diurno e noturno de uma instituição municipal de ensino em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, através do questionário Short Form-36; traçou-se este estudo quantitativo, observacional, de corte transversal, realizado em setembro de 2010. Entre os principais resultados destaca-se: 90,00% são do sexo feminino, na idade de 40 a 49 anos (43,46%), como docente do ensino fundamental por 10 a 19 anos (47,86%). Em termos de domínios, no período diurno o de menor escore foi o de vitalidade (60,00), seguido de saúde mental (69,20); enquanto no período
noturno que apresentou melhores escores: limitações por aspeto emocional (66,83%) e aspectos sociais (72,91%) foram os mais prejudicados; os demais domínios nos dois períodos se apresentaram acima de 70,00%. Tais dados devem servir de sensores no sentido de se atentar a questão da vitalidade, questões emocionais e sociais, na qualidade de vida e saúde,
em especial a professora de educação fundamental, como em maior número na população pesquisada.

Palavras-chave
qualidade de vida; condições de trabalho; professor; ensino fundamental.
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