Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Tratamento de feridas colonizadas/infetadas com utilização de polihexanida
Autores:  Eduardo José Ferreira dos Santos
Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Silva
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-03-15
Aceite para publicação:  2011-06-16
Secção:  Artigo de Revisão
DOI:  10.12707/RIII1136
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Contexto: Na prática clínica o tratamento de feridas constitui, inevitavelmente, um importante foco de atenção da Enfermagem enquanto disciplina e ciência, bem como, do enfermeiro interessado em cuidar a pessoa com ferida. Com o aparecimento das novas abordagens e novos materiais cresce a necessidade/obrigatoriedade do enfermeiro acompanhar esta evolução. Assim, este artigo surge na sequência da utilização de um produto inovador – a polihexanida.
Objetivo: Descrever a evidência científica disponível acerca da eficácia da polihexanida no tratamento de feridas colonizadas/infetadas.
Métodos: Foram seguidos os princípios propostos pelo Cochrane Handbook, tendo sido realizada pesquisa manual e eletrónica em várias bases de dados que conduziram a sete artigos que cumpriam critérios previamente definidos.
Resultados: Os estudos indicam que a polihexanida é eficaz no tratamento de feridas colonizadas/infetadas, verificando-se redução significativa do tempo de cicatrização, sinais inflamatórios, infeção/colonização e dor, quando esta é utilizada.
Conclusão: Estas evidências permitem-nos concluir que a utilização da poliexamida é uma prática segura no tratamento de feridas colonizadas/infetadas.

Palavras-chave
polihexanida; feridas; cicatrização; infeção.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]