Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  A alimentação humana e a Enfermagem: em busca de uma dietética compreensiva
Autores:  Maria do Céu Antunes Martins
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-10-04
Aceite para publicação:  2011-05-04
Secção:  Artigo Teórico
DOI:  10.12707/RIII1023
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A vertente predominantemente biológica que tem caracterizado as linhas de pensamento no campo da nutrição, representa um obstáculo epistemológico ao reconhecimento do indivíduo como ser holístico. Objetivos: identificar as diferentes vertentes que envolvem a alimentação humana, sob um ponto de vista multidimensional e analisar a abordagem do enfermeiro no contexto alimentar dos utentes. Metodologia: foi realizada uma revisão bibliográfica com pesquisa em fontes de dados científicos online.
A Scientific Electronic Library Online, a Biblioteca do Conhecimento online B-on, a Google Scholar, os sites da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial de Saúde constituíram fontes de dados utilizadas. Discussão: a alimentação é considerada um objeto de intervenção complexo. Foram identificadas e analisadas linhas conceptuais que reprovam ações padronizadas e subjugadas apenas a princípios nutricionais e meramente biológicos. O discurso normativo que tradicionalmente impera em torno da alimentação é posto em causa. Conclusão: a abordagem da alimentação deve ser analisada à luz do diálogo inter e transdisciplinar e não reduzido a uma área do conhecimento. Propõe-se que os enfermeiros, habituados a compreender a alimentação humana a partir dos nutrientes e das necessidades fisiológicas, incluam outras abordagens disciplinares, dando oportunidade à implementação de uma dieta de cariz compreensivo.


Palavras-chave
nutrição; alimentação; enfermagem; interdisciplinaridade
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]