Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Avaliação do impacto da polimedicação nas verbas de internamento nas unidades de longa duração e manutenção
Autores:  Nelson Manuel de Lima Ferreira; Vitor Manuel Costa Pereira Rodrigues
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-06-11
Aceite para publicação:  2012-01-23
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1160
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Contexto: a falência dos estados de providência obriga a que seja efetuada uma reflexão e análise cuidada de todo o campo da saúde para que a sua sustentabilidade seja possível. Em Portugal verifica-se, como em toda a Europa, um progressivo envelhecimento da população, consequência do aumento da esperança média de vida e da baixa natalidade.
Objetivos: avaliar o impacto da polimedicação nas verbas diárias de internamento imputadas a uma unidade de longa duração e manutenção.
Método: tratou-se de um estudo de caso, de natureza exploratória, junto de 65 utentes, admitidos na Unidade de Longa Duração e Manutenção Dona Elvira da Câmara Lopes da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Resultados: existe polimedicação major nesta população, nomeadamente, uma média de 6 medicamentos prescritos por utente. Fazendo o cálculo, em função de 10 EUR de verba diária atribuída, obtém-se a percentagem significativa de 37% de impacto na verba imputada pelo Estado.
Conclusão: é preciso compreender os padrões de prescrição noutros contextos, assim como, conhecer as razões/motivos que levam à prescrição de mais do que um fármaco.


Palavras-chave
polimedicação; envelhecimento da população; gastos em saúde
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]