Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Prevalência e fatores de risco de dores nas costas em adolescentes: uma revisão sistemática da literatura
Autores:  Arménio Cruz; Henrique Nunes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-08-05
Aceite para publicação:  2012-01-11
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1183
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
As queixas a nível da coluna são frequentes entre os adultos e implicam problemas significativos a nível individual, económico e social. Alguns estudos referem que a origem desses problemas surge na fase da infância e adolescência. Neste contexto, pretendemos identificar a prevalência e os fatores de risco de dores nas costas na adolescência e analisar a evidência científica existente atualmente.
Realizámos uma revisão sistemática da literatura, entre janeiro de 2005 e agosto de 2010, com critérios de inclusão e descritores predefinidos, em diversas bases de dados de referência, seguindo um processo sistemático desde a seleção dos recursos de pesquisa até à avaliação crítica dos textos selecionados. A questão de investigação foi “Qual a prevalência e quais os fatores de risco de dores nas costas entre os adolescentes com idades entre 11 – 19 anos?”
Foram incluídos 24 artigos de boa e moderada qualidade metodológica e, apesar da incongruência no conceito de dor nas costas, as prevalências variam a nível temporal e local. Os fatores de risco são multidimensionais, emergindo o género e a idade como os mais evidentes.
São propostos estudos prospetivos nesta problemática e a informação e o ensino surgem como as estratégias mais adequadas na prevenção deste problema de saúde pública.

Palavras-chave
dor nas costas; adolescente; prevalência; fatores de risco
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]