Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Adaptação cultural e propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala Pain Assessment in Advanced Dementia
Autores:  Luís Manuel Cunha Batalha*; Cristina Isabel Antunes Duarte**; Raquel Alexandra Fidalgo do Rosário***;
Marina Fernanda Simões Pereira da Costa****; Victor Jorge Reis Pereira*****; Tânia Manuel Moço Morgado******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-07-19
Aceite para publicação:  2012-09-24
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1294
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
As escalas desenvolvidas para a avaliação da dor em idosos não comunicantes estão insuficientemente estudadas para garantir a sua validade e fiabilidade. O objetivo deste estudo foi adaptar culturalmente para o Português a PAINAD e avaliar as suas propriedades psicométricas em doentes idosos (com ou sem demência) internados em serviços hospitalares com patologia médica e/ou cirúrgica.
Estudo descritivo e transversal com o desenvolvimento de painéis e aplicação da escala de forma simultânea e independente a 99 doentes seleccionados de forma acidental.
O processo de validação cultural foi fácil de obter, apesar da necessidade de gerar consenso em relação aos termos: «frigtened», «facial grimacing», «Knees pulled up» e «moan». A análise dos componentes principais revelou um factor com variância explicada de 61,09 %.
A consistência interna calculada pelo α de Cronbach foi de 0,84. O nível de concordância variou entre um valor de Kappa de 0,49 e 0,78.
O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,89.
A versão Portuguesa da escala PAINAD quando utilizada em doentes idosos (com ou sem demência) e com patologia médica e/ou
cirúrgica internados em serviços hospitalares revela ser válida e fiável. Sugere-se o seu uso por profissionais de saúde com formação específica na aplicação da escala.

Palavras-chave
avaliação; dor; validade; idoso.
Texto integral
Total: 4 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]