Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala de Expectativas acerca do Álcool - versão adolescentes
Autores:  Teresa Barroso*; Aida Mendes**; António Barbosa***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-03-08
Aceite para publicação:  2012-08-02
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1242
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Os estudos empíricos têm mostrado que as expectativas acerca do álcool são adquiridas precocemente, mesmo antes das experiências pessoais de consumo de álcool, sendo consideradas importantes mediadores do início e da manutenção do consumo de álcool. Neste quadro, é importante a investigação das expectativas acerca do álcool nos adolescentes e o seu papel na transição para os padrões de consumo em adultos. Neste artigo é apresentada a tradução e adaptação do Álcool Expectancy Questionaire – Adolescent Form (AEQ-A). O processo de adaptação realizado incluiu três estudos com adolescentes (N=654; N=205 e N=212). Foi avaliada a consistência interna, a validade de constructo e a validade concorrente. Os três estudos psicométricos realizados resultaram no desenvolvimento da Escala de Expectativas Positivas Acerca do Álcool (EEPA-A/AEQ-A) que integra 49 itens em formato de resposta likert, que apresenta índices de fidelidade bons (α = .82 a .85), assim como validade de construto.
A análise fatorial revelou uma estrutura com quatro fatores que designámos por: facilitador da relação com os outros; estimulação e redução da tensão; escape a estados emocionais negativos; e fator IV – Alteração do comportamento social e ativação sexual.
A EEPA-A revelou propriedades que atestam a sua qualidade para analisar as expectativas acerca do álcool nos adolescentes.

Palavras-chave
adolescente; consumo de bebidas alcoólicas; promoção da saúde; estudos de validação.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]