Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Significados das ações educativas de enfermagem centradas na amamentação na perspectiva das nutrizes e familiares
Autores:  Patrícia Pereira de Queiroz*; Cleide Maria Pontes**
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-01-30
Aceite para publicação:  2012-06-27
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1218
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O número de mães que optam pelo leite artificial é crescente. Portanto, para modificar esta situação, estratégias centradas no aspecto educativo e formadoras de opiniões precisam ser desenvolvidas. Assim, este estudo descritivo, exploratório, qualitativo objetivou compreender os significados das ações educativas de Enfermagem para as nutrizes e familiares atendidos no ambulatório de amamentação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE, Brasil. Entrevistas semiestruturadas, conduzidas por duas questões norteadoras, foram realizadas com onze nutrizes e onze familiares do referido ambulatório. As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática e interpretadas à luz dos constructos de Paulo Freire: diálogo, problematização e humanização. Desta análise emergiram quatro temas: experiência exitosa envolvida pelo acolhimento e cuidado; aprendizagem familiar; empoderamento do conhecimento para amamentar; e orientações centradas em metodologias ativas. As ações de enfermagem, dialógicas, problematizadoras e humanísticas significaram para os participantes deste estudo produção e apreensão do conhecimento, cuidado, apoio e respeito aos saberes, proporcionando uma prática da amamentação tranquila envolvida pela facilidade de amamentar.

Palavras-chave
educação em saúde; aleitamento materno; família; enfermagem.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]