Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Sistematização da Assistência de Enfermagem na Rede Hospitalar de Uberaba-MG
Autores:  Karoline Faria de Oliveira*; Helena Hemiko Iwamoto**; Jacqueline Faria de Oliveira***; Débora Vieira de Almeida****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-03-01
Aceite para publicação:  2012-08-19
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1236
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O planeamento da assistência de enfermagem tem como finalidade a organização do cuidado a partir de um método sistemático, sendo o enfermeiro o responsável pelo seu desenvolvimento. Objetivos: verificar o conhecimento dos enfermeiros sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na rede hospitalar de Uberaba e implantar a SAE num hospital privado do município. Método: estudo descritivo, exploratório e de intervenção. Primeira etapa: enfermeiros responderam um questionário semi-estruturado sobre as suas percepções em relação à SAE. Segunda etapa: implantação da SAE em hospital privado. Resultados: a maioria dos enfermeiros tinha incentivo institucional para implantação da SAE (60,29%) e referia conhecê-la desde a graduação (91,18%), revelando desconexão entre o conhecimento da SAE adquirido na graduação e a prática profissional dos enfermeiros. Obstáculos para o uso da SAE: dificuldade na realização do exame físico (47,06%), do diagnóstico de enfermagem (36,76%) e o acesso aos cursos de capacitação (85,71%). A implantação da SAE ocorreu no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital privado do município. Foram identificados os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes na UTI, originando um documento impresso que passou a compor o prontuário dos pacientes. No verso deste documento constavam as prescrições de enfermagem, que após implementadas foram verificadas.

Palavras-chave
processos de enfermagem; serviço hospitalar de enfermagem; assistência hospitalar.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]