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Título:  Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
Autores:  Sónia Alexandra Gomes Pinto*; Ernestina Maria V. Batoca Silva**
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-06-15
Aceite para publicação:  2013-01-23
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2013
DOI:  10.12707/RIII1285
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Resumo
A preocupação com a qualidade dos serviços tem aumentado nos últimos anos sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião dos utentes é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde.
Para identificar a satisfação dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Infante D. Pedro, foi realizado um estudo quantitativo, tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra não-probabilística, por conveniência de 142 acompanhantes de crianças. Foi utilizado o “questionário de avaliação da qualidade e da satisfação dos utentes” adaptado de Silva et al. (2007).
Verifica-se que 43,7% dos acompanhantes consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos com os serviços prestados. Os indicadores mais positivos referem-se aos aspetos gerais (imagem e qualidade do hospital), admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas, 97,9% voltaria ao hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. As variáveis género, escolaridade e situação profissional não têm relação estatisticamente significativa com a satisfação. Verifica-se que quanto maior é a idade dos acompanhantes, maior é a satisfação (a Wilk´s Lambda 0,026).
Concluiu-se que os utentes apresentam elevados níveis de satisfação. Como aspetos a melhorar, sobressai a diminuição do tempo de espera.

Palavras-chave
gestão da qualidade; pediatria; pais.
HESPANHOL, A. ; VIEIRA, A. ; PEREIRA, A. C. (2008) - Monitorização da satisfação dos utentes do Centro de Saúde São João (2007 e comparação com 2002 a 2006). Revista Portuguesa Clínica Geral. Vol. 24, nº 3, p. 363-372.
LOBO, Liliana (2008) - Participação comunitária e satisfação com os cuidados de saúde primários. Análise Psicológica [Em linha]. Vol. 26, nº 2, p. 367-371. [Consult. 27 jun. 2011]. Disponível em WWW: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v26n2/v26n2a17.pdf>.
LOPES, Juliana [et al.] (2009) - Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem [Em linha]. Vol. 22, nº 2, p. 136-141. [Consult. 21 mar. 2011]. Disponível em WWW: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n2/a04v22n2.pdf>.
RIBEIRO, Norberto (2008) - Satisfação dos utentes face ao cuidar pelos enfermeiros no Serviço de Urgência de Machico [Em linha]. [Consult. 10 abr. 2011]. Disponível em WWW: http://www.citma.pt/Uploads/Norberto%20Ribeiro.pdf>.
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