Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  A filosofia levinasiana numa experiência de cuidar em enfermagem: a humanização decorrente da alteridade
Autores:  Débora Vieira de Almeida*
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2012-03-01
Aceite para publicação:  2012-11-12
Secção:  Artigo Teórico
Ano:  2013
DOI:  10.12707/RIII1235
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: o termo humanização na área da saúde geralmente relaciona-se com a qualidade da relação que se estabelece entre os sujeitos envolvidos no processo de cuidado. Parte-se do princípio que a alteridade é essencial para uma relação humanizada por exigir uma assistência singular.
Trata-se de um artigo teórico com o objetivo de articular a filosofia da alteridade de Emmanuel Lévinas com os saberes da enfermagem.
Fonte de dados: textos de Emmanuel Lévinas que tratam especificamente da relação eu-outro. Em seguida, aplica-se tal filosofia a uma situação concreta e fictícia de cuidado de enfermagem.
Discussão: na relação eu-outro levinasiana, o outro apresenta-se como rosto, impedindo a sua objetivação.
Implicações para a enfermagem: cuidar do outro concebendo-o como alteridade é dar-se conta da responsabilidade infinita perante outrem que, com a sua subjetividade, pode compartilhar a sua história e revelar as suas preferências em relação ao modo de ser cuidado.
Conclusão: nas situações de cuidado em enfermagem, o outro, independente da sua situação de saúde, permanece uma alteridade, impossível de objetivar, de categorizar e de conceituar.

Palavras-chave
humanização da assistência; enfermagem; ética.
ALMEIDA, D. V. (2010) - A filosofia de Emmanuel Lévinas como fundamento para a teoria e a prática do cuidado humanizado do enfermeiro. São Paulo : Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Tese de doutoramento.
ALMEIDA, D. V. (2012) - A humanização dos cuidados em saúde: uma proposta conceitual. Goiânia : AB Editora.
ALMEIDA, D. V. ; CHAVES, E. C. ; BRITO, J. H. S. (2009) - Humanização dos cuidados de saúde: uma interpretação a partir da filosofia de Emmanuel Lévinas. Revista de Enfermagem Referência. Série 2, no 10, p. 89-96.
BRITO, J. H. S. (2002) - De Atenas à Jerusalém: a subjetividade passiva em Lévinas. Lisboa : Universidade Católica Editora.
CARVALHO, L. B. ; FREIRE, J. C. ; BOSI, M. L. (2009) - Alteridade radical: implicações para o cuidado em saúde. Physis. Vol. 19, no 3, p. 849-865.
LÉVINAS, E. (1967a) - La philosophie et l`idée de I`infini. In LÉVINAS, E. - En découvrant l`existence avec Husserl et Heidegger. Paris : Librairie Philosophique J. VRIN. p. 165-178.
LÉVINAS, E. (1967b) - Langage et proximité. In LÉVINAS, E. - En découvrant l`existence avec Husserl et Heidegger. Paris : Librairie philosophique J. VRIN. p. 218-236.
LÉVINAS, E. (1972) - Humanisme de l`autre homme. Montpellier : Fata Morgana.
LÉVINAS, E. (1979) - Le temps et l`autre. Paris : Fata Morgana.
LÉVINAS, E. (1980) - Totalité et infini. 4a ed. La Haye : Martinus Nijhoff Publishers.
LÉVINAS, E. (1997) - A filosofia e a idéia de infinito. In LÉVINAS, E. - Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa : Instituto Piaget. p. 201-216.
LÉVINAS, E. (2004) - Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis : Vozes.
LÉVINAS, E. (2005) - O tempo e o outro. Revista Phainomenon. Nº 11, p. 149-190.
LÉVINAS, E. (2006) - Autrement qu`être ou au-delà de l`essence. 5a ed. Paris : Kluwer Academic.
LÉVINAS, E. (2008) - Totalité et infini – essai sur l`extériorité. Paris : Kluwer Academic.
RICO, H. (1991) - A sociedade do outro homem. Revista Portuguesa de Filosofia. Vol. 47, no 1, p. 97-117.
SCHOLZE, A. S. ; DUARTE JR., C. F. ; SILVA, Y. F. (2009) - Trabalho em saúde e a implantação do acolhimento na atenção primária à saúde: afeto, empatia ou alteridade? Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 13, no 31, p. 303-314.
URIZZI, F. ; CORRÊA, A. K. (2007) - Vivências de familiares em terapia intensiva: o outro lado da internação. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Vol. 15, no 4, p. 598-604.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]