Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Investigação em história de enfermagem: um contributo do passado para o futuro
Autores:  Amélia Ferreira*; Albertina Canastra**; Alexandra Esteves***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2013-01-29
Aceite para publicação:  2013-07-29
Secção:  História e Memória
Ano:  2013
DOI:  10.12707/RIII1306

Resumo
Sabemos que a enfermagem necessita cada vez mais de investigação, mas poucos são os que recorrem ao método histórico para desenvolver trabalhos, apesar de todos os métodos terem a mesma finalidade – dar credibilidade à investigação.
O presente trabalho pretende, através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva, fornecer um panorama dos passos envolvidos na execução de uma pesquisa histórica em enfermagem, realçando a importância deste tipo de pesquisa na descoberta, consolidação e amadurecimento da profissão.
Neste tipo de estudo, o papel do investigador é fundamental, pois ele será o principal responsável na recolha de informação. A consciência das dificuldades deve estar presente em todos os momentos, devido à subjetividade inerente, pelo que a reconstrução, o mais aproximada possível, dos fenómenos será essencial para a fidelidade do mesmo.
Podemos concluir que a memória da profissão se constrói através da investigação histórica, sendo esta um desafio constante, pois sem passado não há significado para o presente nem se pode desenvolver um sentido próprio, quer como indivíduos quer como profissão.

Palavras-chave
enfermagem; história; pesquisa
BELL, Judith (1997) - Como realizar um projeto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva.
CARDOSO, I. (2000) - Narrativa e história. Tempo Social. Vol. 12, nº 2, p. 3-13.
FORTIN, Marie Fabienne (2009) - Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidata.
JUNIOR, Osnir Claudiano da Silva (2011) - Pesquisa documental. In OGISSO, Taka ; CAMPOS, Paulo ; FREITAS, Genival - Pesquisa em história de enfermagem. São Paulo : Manole. p. 339-363.
LUCHESI, L. B. ; AMORIN, W. M. ; PORTO, F. (2009) - Ensino da metodologia de pesquisa em história da enfermagem: avaliação de estratégia pedagógica para a graduação. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Vol. 1, nº 2, p. 434-446.
MATTOSO, José (1997) - A escrita da história: teorias e métodos. Lisboa: Estampa.
NIGHTINGALE, Florence (2005) - Notas sobre enfermagem. Loures: Lusociência.
NUNES, Lucília (2003) - Um olhar sobre o ombro. Loures: Lusociência.
OGISSO, Taka ; CAMPOS, Paulo ; FREITAS, Genival (2011) - Pesquisa em história de enfermagem. São Paulo: Manole.
PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza ; BORENSTEIN, Miriam Susskind (2005) - O método de pesquisa histórica na enfermagem. Texto e Contexto Enfermagem. Vol. 14, nº 4, p. 575-584.
POLIT, D. F. ; HUNGLER, B. P. (1978) - Principles and methods. Nursing research. Philadelphia: J.B. Lippincott.
SANNA, Maria Cristina (2011) - Biografia. In OGISSO, Taka ; CAMPOS, Paulo ; FREITAS, Genival - Pesquisa em história de enfermagem. São Paulo: Manole. p. 301-339.
SILVA, Helena Sofia Rodrigues (2010) - Do curandeiro ao diplomado: história da profissão de enfermagem em Portugal (1886-1955). Braga: Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Tese de doutoramento.
SOARES, Maria Isabel (1997) - Da blusa de brim à touca branca. Lisboa: Educa/Associação Portuguesa de Enfermeiros.
STOREY, William Kelleher (2009) - Writing history: a guide for students. New York: Oxford University Press.
VALÉRIO, Nuno (2005) - A investigação histórica nos dias de hoje. In Ensaios de homenagem a Francisco Pereira de Moura. Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão. p. 201-214.
VIEIRA, Margarida ; FERREIRA, Jorge Sousa (2008) - Investigação histórica: um instrumento para o desenvolvimento profissional. Revista Servir. Vol. 56, nº 5, p. 167-172.
Texto integral
Total: 3 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]