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Título:  Análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa de um instrumento de avaliação de e-Literacia em Saúde
Autores:  Catarina Cardoso Tomás; Paulo Joaquim Pina Queirós; Teresa de Jesus Rodrigues Ferreira
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-01-10
Aceite para publicação:  2014-05-20
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIV14004
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Resumo
Contexto: As fontes de informação eletrónica assumem um papel primordial nos contextos de informação em saúde, tornando-se fontes privilegiadas para toda a população, sobretudo adolescentes.
Objetivos: Validar a eHealth Literacy Scale para a população portuguesa; conhecer os níveis de e-literacia eletrónica nos adolescentes, bem como a sua relação com variáveis
sociodemográficas.
Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo, descritivocorrelacional, retrospetivo e transversal, utilizando uma amostra não probabilística de 1215 adolescentes.
Resultados: A escala apresenta bons valores de consistência interna, bem como correlação entre todos os itens, maioritariamente moderada e estatisticamente muito significativa. Foram encontradas diferenças nalguns itens entre rapazes e raparigas. Adolescentes em anos de escolaridade mais avançados reconheceram não saber onde encontrar recursos sobre saúde na internet, em relação aos que
frequentam níveis de escolaridade inferior.
Conclusão: Os adolescentes da amostra apresentam bons níveis de e-literacia em saúde. Incluir o desenvolvimento desta literacia nos programas de saúde escolar, permitirá aos jovens adquirir
as competências necessárias para uma boa tomada de decisão e promover a saúde no futuro.

Palavras-chave
literacia em saúde; internet; adolescente.
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Revista de Enfermagem Referência RIV14004_Português.pdf
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