Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Supervisão colaborativa e desenvolvimento profissional em Enfermagem
Autores:  Germana Manuela da Silva Pinheiro; Ana Paula Morais de Carvalho Macedo; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2013-03-11
Aceite para publicação:  2014-02-28
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIII1381
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: A supervisão colaborativa fundamenta a permanente transformação das práticas profissionais, numa perspetiva coformativa e desenvolvimentista.
Objetivo: Este estudo visa compreender as conceções dos enfermeiros sobre a supervisão colaborativa e o desenvolvimento profissional na prática de cuidados.
Metodologia: Estudo empírico qualitativo, este estudo de caso integra a equipa de Enfermagem de um serviço de Medicina Interna num Centro Hospitalar da região Norte de Portugal (N = 29). Os dados foram obtidos através de análise documental, observação não participante e entrevista semiestruturada.
Resultados: Os participantes consideram que colaborar é partilhar, trabalhar em equipa e ajudar o outro, existindo privilegiados momentos colaborativos na prática de cuidados. A supervisão surge como uma realidade ainda distanciada da prática e os enfermeiros tendem a uma visão verticalizada do processo supervisivo. Como contributos para o desenvolvimento profissional, os enfermeiros salientam a formação contínua, a colaboração e a inter-relação da pessoa, do meio e dos outros.
Conclusão: Apesar da espontaneidade e informalidade da supervisão e da colaboração, estas práticas encontram-se intimamente relacionadas com o contínuo desenvolvimento profissional em Enfermagem.


Palavras-chave
equipe de enfermagem; comportamento cooperativo; competência profissional.
Texto integral
Total: 0 registo(s)
Revista de Enfermagem Referência RIII1381_Português.pdf
Revista de Enfermagem Referência RIII1381_English.pdf


[ Detalhes da edição ]