Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Teste no tempo: da teoria clássica da administração à organização atual do trabalho de Enfermagem
Autores:  Denise Rocha Araújo; Francisco Miguel Correia Sampaio; Marilisa Costa e Castro; Sofia Alexandra Vieira Pinheiro; Ana Paula Macedo
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2013-04-19
Aceite para publicação:  2014-04-16
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIII13109
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: A Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, assentava numa visão administrativa marcada pela previsibilidade, organização, comando, coordenação, e controle. Para pôr em prática este paradigma administrativo, foram definidos catorze princípios gerais da administração.
Objetivos: Conhecer as representações dos enfermeiros acerca das práticas administrativas de saúde atuais e perceber em que medida essas representações se aproximam dos princípios da Teoria Clássica da Administração.
Metodologia: Estudo qualitativo de natureza descritiva e exploratória. Recolha de dados realizada através de entrevista semiestruturada, com categorias definidas a priori correspondentes aos catorze princípios gerais da administração, realizadas a oito enfermeiros, com caraterísticas profissionais heterogéneas, escolhidos por seleção racional.
Resultados: As representações dos enfermeiros entrevistados revelam que estes veem a administração atual em saúde de uma forma relativamente próxima dos princípios preconizados por Fayol.
Conclusão: O presente estudo evidencia que o debate com os enfermeiros, acerca da mudança da organização do trabalho em saúde, é fundamental quando está em causa o desenvolvimento de estratégias de gestão mais adequadas à organização do trabalho destes profissionais.


Palavras-chave
organização e administração; trabalho; enfermagem; pesquisa qualitativa.
Texto integral
Total: 0 registo(s)
Revista de Enfermagem Referência RIII13109_Português.pdf
Revista de Enfermagem Referência RIII13109_English.pdf


[ Detalhes da edição ]