Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Tornar-se pai e mãe: um papel socialmente construído
Autores:  Cristina Araújo Martins; Wilson Jorge Correia Pinto de Abreu; Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2013-04-03
Aceite para publicação:  2014-06-26
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIII1394
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: Criar uma criança é um desafio de grande responsabilidade pela complexidade de competências e saberes necessários, e exige profundas alterações nos papéis sociais do casal, acompanhadas de necessidades de redefinição/ reorganização dos projetos de vida, com padrões de prestação de cuidados que podem influenciar a futura interação pais-criança.
Objetivo: Compreender como se desenvolve a transição para o exercício da parentalidade durante os primeiros seis meses de vida da criança.
Metodologia: Grounded Theory com a participação de cinco casais. Recolha de dados a partir de entrevistas semiestruturadas.
Resultados: Descrevem a categoria encarnando a personagem pai ou mãe, constituída pelas subcategorias: assumindo cuidados no masculino ou feminino, descrevendo-se como pai, descrevendo-se como mãe, vendo a esposa como mãe e vendo o marido como pai.
Conclusão: Os pais são levados a uma polarização de papéis de género que define e constrói o significado de ser um bom pai/ boa mãe, marido/esposa e homem/mulher. A compreensão destas experiências parentais é fundamental para os enfermeiros poderem apoiar os pais nesta transição.


Palavras-chave
pais; comportamento paterno; comportamento materno; enfermagem.
Texto integral
Total: 0 registo(s)
Revista de EnfermagemReferência RIII1394_Português.pdf
Revista de Enfermagem Referência RIII1394_English.pdf


[ Detalhes da edição ]