Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Necessidades do cuidador familiar no cuidado à pessoa dependente: uma revisão integrativa da literatura
Autores:  Ricardo Manuel da Costa Melo; Marília dos Santos Rua; Célia Samarina Vilaça de Brito Santos
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-01-10
Aceite para publicação:  2014-03-28
Secção:  Artigo de Revisão
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIV14003
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Contexto: O envelhecimento e o aumento da dependência da população implicam a necessidade crescente de cuidados no domicílio a serem prestados por familiares.
Objetivos: Determinar quais as principais necessidades manifestadas pelo cuidador familiar no cuidado à pessoa dependente, através de uma revisão da literatura.
Metodologia: Recorreu-se à pesquisa em bases de dados eletrónicas, nacionais e internacionais, com o recurso a motores de busca específicos, tendo sido obtido inicialmente um total de 516 produções científicas que, após a análise segundo os critérios de inclusão, ficou resumido a um conjunto de 21 artigos.
Resultados: Da análise da evidência científica obtida, esta orienta para um conjunto de necessidades, as quais agrupamos à luz da Teoria das Transições: recursos comunitários e sociais, conhecimentos e preparação, significado pessoal, crenças e atitudes e condição socioeconómica.
Conclusão: Podemos concluir que o correto diagnóstico das necessidades dos cuidadores familiares é determinante para o planeamento eficaz das intervenções de enfermagem, o que pode traduzir-se em ganhos para a saúde, tanto do cuidador, como da pessoa que é cuidada.


Palavras-chave
cuidadores familiares; determinação de necessidades de cuidados de saúde; membros da família; idoso dependente.
Texto integral
Total: 0 registo(s)
Revista de Enfermagem Referência RIV14003_português.pdf
Revista de Enfermagem Referência RIV14003_ English.pdf


[ Detalhes da edição ]