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Título:  O Processo de Cuidados: análise da conceção dos estudantes de Enfermagem
Autores:  Ana Cristina Spínola; José Amendoeira
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-01-15
Aceite para publicação:  2014-03-25
Secção:  Artigo Teórico/Ensaio
Ano:  2014
DOI:  10.12707/RIV14006
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Resumo
Enquadramento: A Formação em Enfermagem exige processos pedagógicos inovadores, com estratégias promotoras da aprendizagem dos estudantes nos contextos de formação, estas deverão ser facilitadoras do seu desenvolvimento no processo de cuidados.
Objetivos: Analisar a conceção do processo de cuidados em ensino clínico, recorrendo a uma estratégia informática especifica.
Principais tópicos em análise: Analisámos 30 reflexões críticas de estudantes do 4º ano de Enfermagem, utilizando o Microsoft Word 2010; selecionámos 34 palavras com base em três critérios: sentido semântico; frequência; e contextualização teórica.
Da estrutura cognitiva dos estudantes emergiram três temas: conceção dos cuidados; intervenção de Enfermagem; e aprendizagem do processo de cuidados. Identificámos palavras plenas de sentido: cuidados; pessoa; ajudar; momentos; avaliação; intervenção; competências; aprendizagem; e reflexão.
Representámos as palavras identificadas em mapa conceptual do processo de cuidados (CmapTools).
Conclusão: O processo pedagógico promove um continuum na aquisição de competências pelos estudantes. Identificámos a conceção do processo de cuidados em ensino teórico relacionada com o pensamento crítico em ensino clínico. Implicação do estudo: utilização do mapa conceptual como estratégia pedagógica promotora da autorreflexão nos estudantes.


Palavras-chave
estudantes de Enfermagem; cuidados de Enfermagem; aprendizagem.
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Revista de Enfermagem Referência RIV14006AT_Português.pdf
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