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Título:  Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas
Autores:  Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo*; Paulo Joaquim Queirós**; Luiza Hiromi Tanaka***; Paulo Jorge Costa****; Catarina Isabel de Deus Bogalho*****; Patrícia Isabel da Silva Faria Oliveira******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2017-07-07
Aceite para publicação:  2017-10-17
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2017
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV17059
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Resumo
Enquadramento: O ensino clínico desenvolvido no curso de licenciatura em enfermagem fomenta o desenvolvimento do
pensamento crítico, aquisição de competências e confronto com a complexidade dos cuidados em contexto real.
Objetivos: Identificar as dificuldades dos estudantes na interação com as pessoas cuidadas no ensino clínico e identificar as
principais causas subjacentes.
Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, nos estudantes do 2º ano de licenciatura em enfermagem
em contexto de ensino clínico. Colheita de dados realizada através de questionário semiestruturado. Dados quantitativos
analisados no IBM SPSS Statistics 23.0 e qualitativos utilizando a técnica de Bardin.
Resultados: Foram incluídos 90 estudantes, predominantemente do sexo feminino (81,11%), com idade compreendida
entre os 19 e 31 anos. As dificuldades identificadas foram comunicar com pessoas pouco comunicativas, ou que não comunicam
verbalmente, agitadas, confusas, desorientadas e/ou agressivas. As principais causas foram défice de formação na área
da comunicação e inexperiência na aplicação de técnicas relacionais.
Conclusão: Afigura-se como muito importante o investimento na formação dos estudantes utilizando metodologias de
cuidar que promovam a sistematização e operacionalização da relação.

Palavras-chave
estudantes de enfermagem; relações enfermeiro-paciente; comunicação
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